O óleo de prímula é extraído da planta oenothera biennis (prímula). É rico em ômega 6 (ácido linoléico e ácido gama- linolênico). Esses ácidos graxos essenciais são importantes elementos estruturais das células e apresentam papel regulador em diversas funções do organismo.
A prímula também possui altas concentrações de carotenóides. Os carotenóides são pigmentos presentes em muitas frutas, vegetais e outros alimentos que lhes dão suas tonalidades amarelas, alaranjadas ou vermelhas. Eles também são responsáveis pelas tonalidades vivas de algumas flores como narcisos (amarelo) e violas (violeta).
Os ácidos graxos essenciais são gorduras que seu corpo precisa para funcionar normalmente. Eles estão envolvidos na produção de hormônios, impulsos nervosos e membranas celulares. Os grupos ômega-3 e ômega-6 formam os ácidos graxos essenciais. O óleo de prímula contém grandes quantidades de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 que têm inúmeros benefícios à saúde, como você lerá abaixo.
Benefícios para a saúde do óleo de prímula
O óleo prímula é conhecido por seus altos níveis de antioxidantes, como carotenóides e vitamina C. A vitamina C é um poderoso antioxidante que oferece resistência ao estresse oxidativo, que é causado por vários fatores, como poluição, estresse e dieta pobre. Estudos demonstraram que este antioxidante abre caminho para a produção de colágeno, uma proteína que mantém a elasticidade da pele, previne doenças de pele como o eczema, e melhora a função imunológica.
O óleo de prímula também contém altos níveis de ácidos graxos monoinsaturados. Estes são ácidos graxos essenciais que ajudam a baixar a pressão arterial, previnem a oxidação do colesterol e reduzem o risco de diabetes. Também uma fonte natural de ácido oléico, um ácido graxo ômega 9 encontrado no azeite de oliva que é conhecido por ter significativos benefícios à saúde. Estudos demonstraram que o ácido oleico pode apoiar a saúde do coração reduzindo os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, reduzindo a pressão arterial e diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
Óleo de prímula para eczema e outras condições de pele
O óleo de prímula é considerado um remédio natural de ponta para o eczema e outros tipos de condições de pele seca e com prurido. Ele tem propriedades anti-inflamatórias e pode inibir a produção excessiva de produtos químicos causadores de inflamação, como histamina, leucotrienos e leucotrieno. É conhecido por suas propriedades curativas. Ele pode ajudar a reduzir a duração e a gravidade das feridas devido a seus efeitos antibacterianos e anti-inflamatórios. Ele também pode ser usado como remédio natural para outros tipos de condições de pele como psoríase, acne e eczema.
Óleo de prímula para o cuidado do cabelo
O óleo de prímula tem sido muito usado para a queda do cabelo. O óleo é rico em ácidos graxos essenciais que nutrem o couro cabeludo e promovem o crescimento saudável do cabelo. Ele também pode ajudar a prevenir o couro cabeludo seco. Um pequeno estudo clínico publicado na revista Phytotherapy Research descobriu que a prímula promove o crescimento do cabelo em mulheres com cabelos desbastados.
Se você já estiver experimentando um desbaste no cabelo, é melhor conversar com seu médico antes de acrescentar novos suplementos à sua rotina. O óleo de prímula pode não ser correto para todos.
Óleo de prímula para depressão e ansiedade
O óleo de prímula é conhecido por ter efeitos antidepressivos e anti-ansiedade. Alivia sintomas de depressão e ansiedade, tais como tristeza, irritabilidade e diminuição dos níveis de estresse. Também é conhecido por ser eficaz para o estresse e a ansiedade devido às suas poderosas propriedades antioxidantes. Ele pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo causado pelos subprodutos nocivos da oxidação e apoiar funções vitais, como o sono e o humor. Ele pode ser difundido para trazer vibrações positivas ao seu ambiente.
Óleo de prímula para a saúde digestiva
O óleo de prímula tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que o tornam uma ótima escolha para impulsionar a saúde digestiva. Ele pode ajudar a tratar a inflamação devido a várias condições como a doença de Crohn, colite ulcerativa e síndrome do intestino irritável. Também é conhecido por ter propriedades antioxidantes que o tornam um remédio natural eficaz para condições estomacais como gastrite e úlceras. Ele pode ajudar a suprimir a Helicobacter pylori, uma bactéria que causa a gastrite.
Óleo de prímula para a saúde das articulações
O óleo de prímula é rico em ácidos graxos ômega-3 e vitamina E. Estas vitaminas comprovadamente apoiam a saúde das articulações e melhoram a mobilidade. Pode ser consumido como parte de um regime de saúde diária ou tomado como um suplemento para apoiar a saúde e a flexibilidade das articulações. Ele pode ser misturado com um óleo diário ou aplicado diretamente nas articulações.
Óleo de prímula para perda de peso
O óleo de prímula é um grande suplemento natural para a perda de peso. Estudos demonstraram que dietas ricas em óleos vegetais, como azeitonas e óleos de prímula, podem ajudar a perder peso. Devido a seu alto teor de ácidos graxos monoinsaturados e polinsaturados, pode ajudar a aumentar os hormônios leptina e GLP-1, que sinalizam ao corpo que você já comeu o suficiente. Ele também pode ajudar a reduzir a quantidade do hormônio grelina, conhecido como o “hormônio da fome”. Pode ser consumido como parte de um regime de saúde diário ou como suplemento, ou aplicado diretamente na pele para dar suporte à perda de peso.
Prímula é um óleo vegetal altamente benéfico que pode ser usado para uma ampla gama de benefícios e que vale a pena considerar como um suplemento natural. Ele deve ser usado com moderação e consumido com uma dieta saudável.
Óleo de prímula para alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e da menopausa
O óleo de prímula é um tipo de ácido graxo ômega-3 que se acredita ser útil para aliviar os sintomas da TPM e da menopausa. Há algumas evidências que apoiam o uso do óleo para tratar a TPM e sintomas como irritabilidade, depressão, alterações de humor, dor de cabeça, cãibras, inchaço e sensibilidade mamária.
É importante notar que existem vários tipos de ácidos graxos ômega-3 e nem todos eles são criados de forma igual. Pesquisas sugerem que o óleo de prímula pode ser mais eficaz que outros tipos de ácidos graxos ômega-3 para aliviar os sintomas da TPM. Entretanto, é melhor falar com seu médico antes de iniciar qualquer novo suplemento ou medicação.
Óleo de prímula para ajudar a combater a diabetes
O óleo de prímula é um suplemento que tem sido utilizado durante séculos para ajudar em várias questões de saúde. Ele é especialmente útil para pessoas com diabetes, pois pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir a inflamação no corpo.
Além disso, também pode ter propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir os sintomas associados ao diabetes, como edema (acúmulo de líquidos). De fato, pesquisas mostram que o óleo de prímula pode ser tão eficaz quanto os anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) no tratamento da neuropatia periférica (danos aos nervos causados pelo diabetes).
Tomado por via oral, este suplemento também pode ser capaz de reduzir os lipídios e triglicerídeos no sangue enquanto aumenta os níveis de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL). Isto pode ajudar a melhorar sua saúde cardiovascular geral.
O óleo de prímula da também demonstrou ter uma série de outros benefícios à saúde, como a melhoria da clareza mental e da cognição. Ele também pode ajudar a suportar células saudáveis da pele e a função celular.